Jericoacoara

0
339

Uma das mais bonitas e famosas praias do Brasil, Jericoacoara é situada na costa oeste do Ceará. Um paraíso na terra e lugar ecologicamente protegido. A vila cearense dista cerca 300 quilômetros da capital Fortaleza, em Jijoca.

A pacifica vila de pescadores de Jericoacoara fica na maravilhosa costa oeste do Estado do Ceará, aproximadamente 3 graus abaixo da linha do equador, com 320 dias de sol por ano. Eleita em 1994 pelo jornal americano “The Washington Post Magazine” como uma das 10 praias mais belas do mundo, Jeri, como é chamada amigávelmente pelos moradores e nativos locais, está cercada por lagoas de água doce e morna, cristalinas e azuis, mar calmo e transparente, com enormes dunas de onde é possivel admirar o pôr do sol mais bonito do Ceará e provavelmente do Brasil.

Há apenas 20 anos, Jericoacoara era uma pequena, aconchegante e simples aldeia de pescadores, sem qualquer contato com a civilização com moderna. A energia elétrica chegou na vila somente em 1998; atualmente, chuveiro elétrico e ar condicionado split deixaram de ser um luxo. Grande parte das casas de Jericoacoara estão estruturadas e construidas com madeira, rodeadas por flores e plantas tropicais, as ruas ainda são de areia, o clima é magico.

Jericoacoara está localizada numa APA – Área de Proteção Ambiental desde o 1984. Em 2002 o IBAMAtransformou toda a região num Parque Nacional, trazendo muitas restriçôes para novas construçôes e maior controle em sua preservação.